Colesterol Influência na Progressão do Alzheimer, diz Pesquisa.

07/06/2012 10:21

 

    Um grupo de pesquisadores descobriu, recentemente, que a estrutura da molécula de uma proteína envolvida na doença de Alzheimer está atrelada ao colesterol, tendo este um decisivo papel na produção de demais proteínas responsáveis por destruir neurônios, considerado o principal sintoma do Alzheimer. O colesterol, portanto, conforme a pesquisa publicada na revista “Science” influencia na evolução da doença. 
    A equipe de pesquisadores comandada por Charles Sanders revelou a estrutura tridimensional de uma proteína, na qual o colesterol pode influenciar o C99, criado quando a proteína é cortada pela enzima beta-secretase, o que pode aumentar os riscos de demência, causada pelo Alzheimer.
 

 

  
Fig 1. Proteína C99 .

 

    Proteína C99 (mostrado em verde e azul), que participa no desencadeamento da doença de Alzheimer. A descoberta de que se liga ao colesterol C99 (mostrado em preto, branco e vermelho) sugere um mecanismo para papel reconhecido do colesterol na promoção da doença. (Crédito: Charles Sanders e colegas / Vanderbilt University).
  Esta descoberta auxilia na criação de novos recursos terapêuticos, com o escopo de reduzir a produção de Beta-Amilóide, e em consequência minorarem os sintomas do Alzheimer.
 
 
 
Maiores Informações: