Falar dois idiomas pode retardar a demência.

11/11/2013 19:16

Via Coisa de Velho:

 

Estudo divulgado no periódico americano Neurology é o primeiro do tipo a demonstrar que os efeitos protetores do bilinguismo podem se estender para as pessoas que são analfabetas. Visto que, pessoas que falam dois idiomas podem conseguir afastar a demência por anos, independentemente de terem ou não a habilidade de ler em ambos.

Os cientistas acompanharam uma população de 648 pessoas na Índia. Todas haviam sido diagnosticadas com algum tipo de demência e tinham 66 anos, em média. Ao analisar os dados, eles descobriram que aqueles que falavam dois idiomas desenvolveram demência cerca de quatro anos e meio mais tarde do que os monoglotas (falantes de um único idioma).

Segundo a autora do estudo, Suvarna Alladi, do Instituto Médico Nizam em Hyderabad, Índia, este estudo foi o primeiro a reportar uma vantagem de falar dois idiomas nas pessoas que não conseguem ler. “Acredita-se que falar mais de um idioma leve a um melhor desenvolvimento das áreas do cérebro que desempenham funções executivas e tarefas de atenção, o que pode ajudar a proteger (o indivíduo) do início da demência”.


Maiores Informações:
 
Por Ravena Barreto