Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica.

04/09/2013 14:33

A oferta de programas de educação em saúde para os idosos tem aumentado no Brasil, embora não há um conjunto de práticas instituídas para a formação e o acompanhamento deste trabalho educacional, e não se discutem sistematicamente fundamentos e práticas apropriadas ao processo de educação e aprendizagem para os idosos.

Baseado nesta problemática, Patrocínio et.al (2013) desenvolveu uma pesquisa envolvendo o planejamento de programas educacionais dirigidos a idosos, realizados por profissionais das áreas de educação em saúde, e com enfoque no envelhecimento saudável e nas atitudes em relação à velhice. Foram realizadas intervenções de educação e aprendizagem em dois grupos de idosos residentes na comunidade.

A intervenção consistiu na aplicação de um programa de educação popular em saúde visando ao envelhecimento saudável, fundamentado pelo modelo de educação dialógica e popular de Paulo Freire e pela política de envelhecimento ativo proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (2005). Sendo os idosos os agentes educativos de seu processo, apresentaram mudanças de atitudes nos seus hábitos de vida e saúde, além de suas perspectivas, mediadoras de mudanças de paradigmas.

 

Maiores Informações: www.scielo.br/pdf/tes/v11n2/a07v11n2.pdf

 

 

Por Claudineia Matos de Araujo