Obesidade está Ligada a Perda de Habilidades Mentais em Idosos

25/04/2012 11:03

 

    Um estudo realizado na Corea do Sul,  aponta para a associação entre obesidade e a redução nas habilidades de pensamento em adultos entre 60 e 70 anos, especialmente naqueles com maior quantidade de gordura abdominal. O estudo incluiu 250 pessoas com 60 anos e mais de idade que foram submetidos a várias medidas de sua gordura corporal e um teste para avaliar o desempenho cognitivo.

    Os pesquisadores descobriram que um elevado Índice de Massa Corporal (IMC) foi associado á aumento do risco de um pobre desempenho cognitivo (mental) em pessoas com idade entre 60 a 70. O estudo também descobriu que aqueles com maior nível de gordura abdominal tendem a ter piores resultado nos teste de desempenho cognitivo, do que aqueles com uma menor quantidade de gordura abdominal.

    Entre os participantes entre 60 e 70 anos, aqueles que apresentaram obsidade (IMC acima de 30),mais provável do sexo masculino, estavam mais  propensos a ter pressão alta do que aqueles que não eram obesos.

    Não houve associação entre obesidade e redução de habilidades mentais entre pessoas com mais de 70 anos, de acordo com o estudo publicado na revista Age an Ageing.

    Embora o estudo constatou que adultos obesos com idade entre 60-70 anos tendem a ter prejuizos nas habilidades de pensamento, não conseguiu provar que a obesidade levou as pessoas a ter pior memória ou habilidades mentais.

 

FONTE:  Age and Ageing, news release, March 21, 2012

Maiores Informações:

https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/news/fullstory_123242.html